A Toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, famosa por seus resultados estéticos nos tratamentos de rugas e marcas de expressão, vem sendo utilizado na odontologia como auxiliar nos tratamentos de hábitos parafuncionais, dores faciais e sorriso gengival.
- Indicações da aplicação da toxina botulínica:
Rugas na testa
Rugas entre as sobrancelhas
Sorriso gengival
Sorriso assimétrico
Bruxismo
A aplicação mais comum da toxina é no tratamento do bruxismo (ranger e apertamento dos dentes), disfunção que afeta cerca de 30% dos brasileiros. A toxina é aplicada nos principais músculos responsáveis pela mastigação, provocando uma diminuição da tensão e da força exercida pelos mesmos. O tratamento também é utilizado nos casos de dor orofacial.
A toxina pode ser uma alternativa nos tratamentos do sorriso gengival. O sorriso gengival ocorre quando o paciente sorri e a gengiva se mostra em excesso. O tratamento convencional é por meio de cirurgia, sendo a toxina botulínica um tratamento alternativo, e não invasivo, onde a toxina é aplicado nos músculos responsáveis por tracionar o lábio.
Sua ação começa quatro dias depois da aplicação, podendo durar até 6 meses dependendo do organismo. A vantagem desse recurso terapêutico é apresentar um resultado rápido, eficaz e não invasivo.